iponei

título: iponei
data de publicação: 09/03/2022
quadro: picolé de limão
hashtag: #iponei
personagens: marcos, namorado e amigo

TRANSCRIÇÃO

[vinheta] Picolé de Limão, o refresco ácido do seu dia. [vinheta]

Déia Freitas: Oi, gente… Cheguei. Cheguei pra mais um Picolé de Limão, e hoje eu vou contar pra vocês a história do Marcos. — Ê, Marcos… [risos] — Então vamos lá, vamos de história. 

[trilha]

O Marcos ele namora há três anos e meio… — Nesses três anos e meio já rolou aí algumas brigas, separou, voltou e nã nã nã… Aquela coisa. — E aí agora eles estavam numa fase ótima, assim, uma fase muito boa. E o Marcos mora com os pais ainda — na família dele lá — e o namorado dele mora sozinho, numa quitinete. Só que esse namorado dele tem muitos amigos, assim, amigas… E, de vez em quando, tem uma galera que dorme lá. E para o Marcos tudo bem, assim, nunca foi uma questão, ele não é ciumento… Já rolou uma traição desse namorado com um amigo, mas o Marcos perdoou. — E aquilo que eu falei, quando a gente perdoa uma traição, a gente tem que seguir… Bola pra frente e não pensar mais naquilo, senão você não vive, né? O relacionamento vai ficar uma merda. —. 

E aí, beleza… Tudo isso superado, eles numa fase super boa… Até que um dia esse namorado do Marcos liga pra ele desesperado… — Por que o que aconteceu? — Uma amiga dele foi dormir lá na casa… — Tipo, uma semana antes lá na casa desse namorado do Marcos. — E essa moça foi dormir lá na casa dele, ficou uns dias na casa desse namorado do Marcos e, depois que ela foi embora, passou um tempo o vaso sanitário ali você dava descarga, ele voltava. [efeito sonoro de descarga] — A água voltava. — E o que aconteceu esta menina ela estava jogando os absorventes dentro do vaso… — Ô, gente… Sabe? E não dá nem para falar: “Ai, porque ela aprendeu isso nos Estados Unidos”, porque nunca saiu do Brasil, nunca saiu daqui, né? Podia ali enrolar certinho e jogar no lixo, né? Mas jogou no vaso, e aí a coisa foi indo… Quando voltou foi aquela coisa… — 

Só que tinha um detalhe: entupiu não só ali no vaso, como no cano… E a parte que entupiu estava dando já no apartamento de baixo, então teve que fazer uma obra… Quebrar pra tirar. E a mira não tinha um tostão furado. E aí o namorado do Marcos pediu uma ajuda para ele e pediu ali um montante de quatro mil reais… E aí o Marcos foi lá ver o que tinha acontecido e, realmente, estava um caos… E tinha que fazer a obra de qualquer jeito porque o síndico ainda falou: “Eu mesmo vou mandar fazer a obra porque está afetando o apartamento de baixo e você vai ter que pagar”. — “Se você não arranjar um pedreiro seu para fazer”, enfim… — Aí foram lá e fizeram a obra com os 4 mil reais do Marcos. Então, a traição foi perdoada, vida que seguiu… Só que agora, com esse empréstimo, as coisas complicaram um pouco… 

E que o namorado do Marcos tinha falado para ele? Que ele ia pagar e se o Marcos poderia receber isso em, sei lá, em quatro, cinco parcelas. O Marcos falou: “Tudo bem, contanto que você não esqueça que a gente tem essa dívida. Eu não quero que isso fique entre nós no relacionamento e nã nã nã”. — Falou lá aquele texto básico, né? De tipo: “olha, pra você não esquecer que você tem essa dívida, eu não quero ser o cara que fica cobrando e nã nã nã”, beleza… — Passou ali um mês e tantinho, o Marcos, realmente… Não é que ele esqueceu, mas ele ficou esperando… — O namorado, sei lá, depositar alguma coisa na conta dele, né? — E aí o namorado chegou um dia lá para eles irem jantar fora e ele estava com um tênis novo… E um deles ali de uns, sei lá, 700 reais. — Né? O namorado dele não usa tênis baratinho. — 

E aí o Marcos olhou pro pé dele e falou: “Bom, não vou comentar nada, né? Vou esperar chegar dia 10 para ver se ele vai depositar alguma coisa”… Chegou dia 10, dia 15… Cadê? — Você viu? Nem o Marcos… — E aí ele foi lá e comentou, falou: “Então, amor, você já tem aí uma parcela do dinheiro para me devolver?”, ele falou: “Ai, amor, ainda não tenho”, e aí o Marcos comentou do tênis, né? Ele falou: “Poxa, mas eu vi você com um tênis novo”. Aí ele respondeu assim: [efeito sonoro de voz grossa] “Ai, amor, mas o tênis eu parcelei em 12 vezes”. — Poxa, mas mesmo assim… Você tem uma dívida com seu namorado e você está fazendo dívida de tênis que você nem precisa? — 

E aí o Marcos ficou quieto e falou: “Bom, mas mês que vem você vai me dar alguma coisa, né? Você lembra? A gente combinou… Eu falei para você que eu não queria virar esse chato”. Aí ele já respondeu meio atravessado: “Ah, você não querer virar esse chato, mas você virou esse chato, né?” — [suspiro] Ai, olha… Eu não posso falar muito do Marcos porque eu sou a pessoa que empresta dinheiro e depois passa por esse mesmo tipo de situação que o Marcos tá passando, sabe? Com namorado, com amigos… Até com desconhecidos. [risos] Eu sou essa pessoa, eu sou o Marcos, sabe? Tipo, o Marcos. — E aí o Marcos ficou ali na dele e falou: “Não, eu não vou ser essa pessoa… Eu vou aí dar mais um mês para ele, ver se ele me deposita alguma coisa”. 

Passou mais um mês, lá chegou o dia 10, nada… 12, 13, 14, [risos] 15, nada…. E aí o Marcos já foi ficando meio irritado, mas ele falou: “Bom, eu não vou falar, eu quero ver até onde ele vai”. — Porque aí o ressentimento já estava ali instalado, entendeu? [risos] Já tava lá. — E aí passou mais um mês e, um dia, um belo dia, o namorado dele chega pros dois saírem lá e ele estava simplesmente com um… — Não posso falar a marca, né? — Um iPônei… Um celular iPônei… — Gente… — E não era, assim, ah, um iPônei usado, era um iPônei de agora, tipo, de última geração do iPônei. E aí o Marcos surtou, né? Falou: “Como que você está de iPônei? De onde veio esse iPônei?”. E aí o cara deu uma enrolada e quis falar que parcelou… Aí o Marcos na hora pegou a calculadora do celular dele mesmo e falou: “Tá bom, vamos dividir aí… Em quantas vezes você fez isso iPônei? Porque dava pra você me pagar já então… Cadê?”. 

Aí quebraram o pau… O cara ficou falando que o Marcos não queria ver ele progredir na vida. [risos] — Ai que ódio… [risos] — E aí eles brigaram ali, né? Tipo, o Marcos ficou puto. — Com toda razão, né? — E aí depois o cara chamou ele pra conversar, falou que ele sempre quis ter um iPônei, e aí teve essa oportunidade de ter um iPônei… Se ele podia entender essa questão do iPônei.. Só que o Marcos ficou uma fera. Agora o cara não pagou, gente, nem 100 reais… Não deu 100 reais, sabe? Falou: “Toma aqui 100 reais, fico te devendo 3.900”. Não… Deu nada… Deu nada. Absolutamente nada. Eles estão juntos ainda e ele já está falando com o Marcos assim: “Ai, amor, pra onde a gente vai viajar no final do ano?” — E, assim, eles sempre viajaram e cada um pagou o seu. — Então, se ele tem pra pagar o dele da viagem, por que não dá esse dinheiro para o Marcos e quita a dívida? 

Aí um amigo do Marcos falou para ele fazer assim: Planejar a viagem… — Porque geralmente eles fazem como? Eles planejam, então tem os custos ali, eles compram tipo o pacote e esse cara deposita o dinheiro na conta do Marcos pra eles fazerem a viagem… — E aí um amigo do Marcos deu uma ideia que é para ele fazer assim: Ele planejar a viagem, ver todos os custos lá e tal e, a hora que o cara depositar o dinheiro, — porque geralmente eles fazem viagem internacional — tirar 4.000 desse dinheiro e devolver para ele o que sobra e falar: “Ó, a gente não vai viajar porque minha conta estava negativa daqueles 4.000 e cobriu… Eu estou te devolvendo o restante e a gente vai ficar por aqui mesmo”. 

Só que, gente… Isso não é honesto de se fazer. — Assim, não sei, eu estou… — Eu estou na dúvida. Porque, tudo bem, ele vai pegar o dinheiro ali para cobrir a dívida que o cara tem, mas ao mesmo tempo ele vai enganar o cara que eles vão viajar, né? Então eu não sei, não acho certo. O Marcos está bem inclinado a fazer isso. Eu não sei, assim… Ele me contando e eu contando agora para vocês, quanto mais eu penso nisso, mais eu acho errado. Mas, assim, eu posso estar errada eu… Porque o Marcos falou: “Andréia, ele não vai pagar… Ele não vai me pagar. Ele acha que, tipo, eu socorri ele lá com o negócio do encanamento e, tipo, sei lá, minha obrigação socorrer, sabe? E aí agora ele já comprou tênis, já comprou iPônei… Às vezes quando a gente não está junto eu vejo que ele foi comer, sei lá, num lugar que ele gastou 200 reais… Poxa, dá esses 200 reais pra mim”. E ele não deu um real… — Pra dívida. —. 

Então, o Marcos está bem inclinado a seguir o conselho desse amigo, a fazer aí todo um roteiro de viagem, passar pra ele os preços e nã nã nã… A hora que ele depositar o dinheiro, vaaal… — Vaaal. [risos] Tira ali 4 mil e devolve o restante pra ele. — Porque o Marcos falou que a gota d’água para ele foi o iPônei… Porque sabe, poxa, mesmo que parcelou… Dava para ir pagando ele então com essa parcela do iPônei, sabe? Mas ele preferiu pegar o iPônei. E aí o Marcos falou que esse iPônei tá dando tanto ranço nele, que quando o namorado posta foto de selfie com o iPônei ele não consegue nem curtir as fotos, ele tá pegando raiva da marca [risos] por causa do iPônei do namorado dele. Então, assim, eu falei pra ele que eu não acho certo ele fazer isso, tipo, enganar o cara com uma viagem e pegar a grana de volta dessa forma… Mas ele gostaria de ouvir vocês, então, por favor, deixem seus conselhos, suas mensagens para o Marcos. 

[trilha]

Assinante 1: Oi, gente, eu sou Emily de Fortaleza. O meu conselho pro Marcos é o oposto da Déia. Eu entendo perfeitamente que não é ético você pegar o dinheiro dele sem ele saber e tal tal tal, mas também não é ético o que ele fez com você, não é correto o que ele fez com você, Marcos… De pegar o teu dinheiro e gastar em… Gastar, na verdade, com um monte de outras coisas que não são prioridades e não te devolver o teu dinheiro, né? Você não tinha obrigação nenhuma de ajudar ele, obrigação nenhuma de resolver o B.O dele, você foi lá na maior boa vontade, sabe? E aí ele tem dinheiro pra porra de iPônei, tem dinheiro pra viagem, tem dinheiro pra tênis caro e não paga o teu dinheiro? Isso é desrespeitoso. Você está na última das prioridades, ele já deixou bem claro qual é a prioridade dele… A prioridade dele é fazer qualquer coisa que não seja honrar o compromisso dele com você. Isso passa desde a traição até essa questão da dívida. Então, assim, abre o olho, pega o que é teu e sai fora. 

Assinante 2: Oi, pessoal, aqui é Adriana de Campo Largo, no Paraná. Marcos, não seja ONG de macho. Ninguém precisa de um namorado pilantra desse, caloteiro… Que pega o seu dinheiro e, depois, em vez de te pagar, assim, que você já pediu para ele pagar, ele fica aí fazendo a pêssega, comprando coisinha, querendo marcar viagem? Nã nã… Não. Não precisa, não, jovem. Eu acho, assim, pega o dinheiro que você conseguir, mesmo que não consiga 4 mil, mas pague o que você conseguir que dê uma aliviada no seu prejuízo e manda esse cara embora da sua vida, entendeu? Porque se agora está assim, depois só piora, sabe? Quanto mais a relação vai ficando estável, mais as pessoas vão se aproveitando, ok? Outra opção é desapegar, mas eu não acho que você está indo nesse caminho, não. [risos] Tá bom? Tudo de bom, boa sorte. 

Déia Freitas: E é isso, gente… [risos] — Ê, Marcos… — [risos] Um beijo e eu volto em breve. 

[vinheta] Quer a sua história contada aqui? Escreva para naoinviabilize@gmail.com. Picolé de Limão é mais um quadro do canal Não Inviabilize. [vinheta]

iPonei eu ia sugerir a mesma coisa que o amigo sugeriu kkkkkkkkkkk

iPonei Acho que o Marcos deve sim recuperar o dinheiro dele!! Golpe é o que o “namorado” mau carácter fez com ele. Um beijo Marcos :heart:

iponei
Marcos segue a ideia do seu amigo hahahah
Eu faria muito sem dó kkkkkkk
Por que ele não teve dó de você na hora de fazer outras dividas.

Ah gente eu acho a história do iPonei uma p… sacanagem mas a Deia conta de um jeito q não tem como não rir haahhahahahahah

iponei gente caloteira tem mais é que ser caloteada de volta SIMMM. Não dá mole e pega seu dindin, Marcos!!!

iponei Marcos, vai sem medo, ladrão que rouba ladrão tem 100 anos de perdão hahahaha e digo mais, queria eu ter um amigo pra me dar soluções na vida como o seu amigo, porque sou lerda demaaais :joy:

iponei, desejo muitooo o desfecho dessa história! Torço para a devolução da grana, e que o relacionamento siga bem!

iponei eu sempre digo que o mundo é dos caras de pau e esse namorado é tão cara de pau que chega a dar cupim. Quando ouvi a ideia da viagem pensei exatamente isso, eu faria sem pestanejar, me faria de boba e reaveria o meu dinheiro. E ele não vai te por na justiça pq ele sabe que está errado, e se terminar com vc dois favores eu mesma pegaria o meu dinheiro, devolveria a diferença e terminaria, porque jamais ia querer esse tipo de pessoa perto de mim!!!

Queria tanto um desfecho pra história iponei :eyes: acabei de ouvir e depois corri lá pra ver se tinha a parte 2.

iponei não acho que é o caso de se preocupar com o que é certo, Marcos! Certo era ele pagar, né? Se vc já sabe que não vai rolar, tem nem sentido ficar esperando… nãm. Fora que, remédio pra cara de pau, só outro na porta.

iponei desfeeechooo

iponei mete marcha, Marcos. Você só quer o que é seu de direito, se ele já deu todos os sinais que não vai te pagar eu não vejo problema nessa ideia. Essa história me lembrou muito a história #Terapia

Nesta quarta nas plataformas de podcast chega o Picolé de Limão Iponei ouçam e comentem :speaking_head::speaking_head::speaking_head:
https://app.orelo.audio/AHQp

iponei Marcos, se eu fosse você organizava a viagem, e se vcs dividem para dois, eu colocaria a metade + esses 4 mil pra ele pagar e ainda falaria assim: “amor, vc paga esses 4mil a mais e fica ela por elas.”
Se ele não aceitar, quer dizer que ele só quer te dar o golpe mesmo kkkkk aí tu faz a ideia do seu amigo e pula fora!!

iponei olha Marcos, a ideia do seu amigo não é muito ruim não kkkk eu entendo q isso é errado, mas o cara tbm não foi muito certo. Se vc quer ver o dinheiro de volta, acho q esse é o caminho, ou fazer o q a Jullia falou aqui. Da um migué e fala pra ele pagar a viagem. Vc pode ir dando uns migués tbm pra ele ir pagando aos pouco, tipo aaah paga essa conta do restaurante hj e tals kkkk

iponei Marcos, se o teu namorado não sente remorso nenhum de não pagar a dívida que tem com você (por algo que você não tinha menor obrigação de ajudar) tu não tem que ter remorso nenhum de fazer o plano da viagem pra ter seu dinheiro de volta. Se o cara aceitar que não vai viajar porque tu pegou o dinheiro pra pagar a dívida dele ótimo, se não aceitar e terminarem ótimo também porque é livramento.

iPONEI Marcos, infelizmente nessa vou discordar da Déia. Seu namorado tá sendo super desrespeitoso, não está te colocando como prioridade e está te dando um golpe. Pra ele sair por aí falando que você estava pressionando ele e sendo chato, não custa nada. Você tá sendo ONG de macho!! Pega o dinheiro sim, mesmo se não for 4 mil e depois manda ele embora. Não dá pra continuar com uma pessoa que não cumpre compromissos. Se não cumpre nem nisso e ainda em outras áreas e tem histórico… Não dá, né? Pega esse dinheiro e sai correndo!!

iPONEI
Marcos, a ideia do seu amigo é sensacional! Faça sem peso na consciência. No seu lugar eu ainda faria questão de calcular no dia da viagem quanto R$ 4.000,00 estará custando naquele dia, porque assim vc ainda pega o seu valor de volta com a devida correção monetária.
Depois disso eu ainda iria me separar do cara, pq ele já deixou claro que você não é prioridade pra ele

Iponei Marcos, eu vou discordar da Déia. Segue o plano do seu amigo e pega o dinheiro do seu namorado sim. Ele não tá te pagando por falta de vontade mesmo