guaraci

título: guaraci
data de publicação: 06/01/2022
quadro: vai pra onde?
hashtag: #guaraci
personagens: dona marta, seu cido, seu guaraci e dona elvira

TRANSCRIÇÃO

Déia Freitas: Oi, gente… Cheguei. Cheguei para nossa penúltima história do Especial de Férias. E a história de hoje pode despertar aí alguns gatilhos sobre afogamento, então tenham cuidado. Bom, a história que eu vou contar hoje para vocês é a história do seu Guaraci e de seu amigo Cido quando eles foram com as famílias para a praia pela primeira vez, conhecer o mar, enfim… Ficaram na praia ali dez dias. Bom, então vamos lá, vamos de história. 

Quem me escreveu foi a dona Marta, que é esposa do Seu Cido e essa história tem muitos e muitos, muitos anos. E a família, tanto da Dona Marta e seus Cido quanto a do seu Guaraci, eram vizinhas numa cidade aí do interior que não tinha praia e eles cresceram meio que sem conhecer a praia mesmo, né? E já adultos organizaram uma viagem para conhecer o mar e ficar dez dias. Era uma viagem muito esperada, né? As crianças eram pequenas ainda, então foram os dois casais. Então Dona Elvira e seu Guaraci, a Marta e o seu Cido e as crianças, né? Cada um aí tinha três crianças, então foi aquela galera. 

E assim que eles chegaram na praia… Gente, é muito bom, né? Essa sensação de ver o mar pela primeira vez. E eu acho que ver o mar sempre, acho que é uma coisa que não acaba, você ver aquele mundo de água… E eles ficaram muito impressionados assim, né? Mais os adultos do que as crianças até. E com aquele medo também chegar muito perto da água, então foram lá, molharam os pés… Aí o seu Guaraci ficou com a agonia daquela… Eu não sei, como chama aquilo que quando a gente pisa na areia dá a sensação de que a gente está andando assim, deslizando? E o seu Guaraci ficou com aflição daquilo. [risos] Mas toda hora ia ali botar o pezinho e tal na água. 

E aí eles foram para passar dez dias, ali pelo terceiro dia eles brincavam só ali na beiradinha da água, né? Então Dona Elvira e Marta ficavam mais focadas nas crianças e ali, seu Guaraci e o Cido bebendo uma caipirinha, uma cerveja e ali pela beirinha do mar. Como que o Cido fazia para brincar no mar? [risos] Ele fechava o olho… Ia até, assim, mais ou menos a altura do joelho, fechava o olho, esperava a onda vir e saía correndo. [risos] E aí eles ficaram ali brincando, enfim, curtindo o mar. Seu Guaraci tomou uns caldos assim, da onda e levar e ele meio que cair, mas assim, tudo muito de boa. 

Até que num determinado momento ali do quarto dia, a praia muito lotada, as mulheres focadas nas crianças, né? Porque pra criança se perder na praia e ir para o mar é muito perigoso, e Cido e Guaraci ali juntos. De repente, gente, uma hora o seu Guaraci desapareceu. E aí o Cido começou a gritar e juntou, gente, veio salva-vidas, enfim… Eles começaram a procurar o seu Guaraci ali no mar e não achava, não achava, não achava… Cada pedaço da praia tinha um posto ali de salvamento e eles trocaram um rádio para ver se o seu Guaraci aparecia em algum posto, né? Seu Guaraci não apareceu e posto nenhum. 

E deu-se o início ali das buscas pelo seu Guaraci no mar. E, gente, as equipes de busca e salvamento procuraram seu Guaraci ali, assim, por horas, até anoitece e não encontraram. A Dona Elvira estava destruída e a Marta e seu Cido também. Seu Cido ficava gritando na beirada ali da água: “Guaraci, Guaraci” e nada do Guaraci. E eles tiveram que voltar para casa que estavam… Eles estavam, tipo, num lugar que é uma colônia assim, sabe? De casas… Que funcionários têm desconto e tal. E aí eles voltaram para aquela casa, ninguém conseguiu dormir à noite e o planejamento era ficar lá até saber o que ia acontecer, porque o Guaraci também não sabia nadar, então eles passaram uma noite terrível. 

E aí no dia seguinte cedo, eles voltaram para praia e aí tinha bombeiro fazendo buscas logo cedo, tipo, seis horas da manhã, mas também nada de encontrar nada. E aí o seu Cido saiu desesperado gritando pela praia: “Guaraci, Guaraci”, ele estava muito desesperado, né? E aí uma hora ele estava andando pela praia gritando, que era só isso que seu Cido sabia fazer, né? Gritar. Quando, de repente, ele escutou de longe: “Cido, Cido”, quem que vinha? [risos] Que que vinha vindo lá de longe? Todo vermelho, assado? [risos] Seu Guaraci. Seu Guaraci. [risos] A praia toda procurando este homem, a praia toda… O Corpo de Bombeiros procurando esse homem… E o que aconteceu com seu Guaraci? 

Ele estava ali brincando com o Cido, nessas de Cido fechar o olho, o mar foi meio que afastando os dois. Seu Guaraci já com umas cachaças na cabeça, tomou um caldo e saiu rolando… Quando ele, assim, voltou na areia, que ele falou que ele teve tipo um apagão, ele não sabia mais onde ele tava. [risos] A praia lotada, ele começou a procurar pelo lugar errado e ele bêbado tentou voltar para as casinhas da colônia, só que as casinhas eram todas iguais. [risos] E o que seu Guaraci fez? Isso era tipo, sei lá, uma da tarde… Ele deitou numa grama e dormiu. Deitou numa grama e dormiu, pegou todo aquele sol de praia na grama. Quando ele acordou, já era noite e ele não conseguia se mexer porque ele estava todo queimado de sol. [risos]. 

E aí ele ficou deitado na grama, [risos] até conseguir levantar de manhã, pegou no sono, voltou, passou a bebedeira, enfim… E aí ele voltou para a praia para tentar achar alguém. [risos] Em vez de perguntar também, falar: “Olha, eu estou perdido”, ele ficou com vergonha. [risos] E aí, assim, de muito longe ele escutou o Cido gritando o nome dele e ele começou a gritar “Cido”. Então ficava assim o Cido “Guaraci” e aí o Guaraci lá na outra ponta: “Cido”. [risos] O Cido achando que estava ouvindo coisa, ou que era a alma do seu Guaraci pedindo ajuda. [risos] E aí o seu Guaraci chegou perto deles ali todo vermelho, todo cheio de insolação, queimadura… [risos]. 

Ele não estava mal, né? Ele estava ótimo, só estava vermelho de sol porque tinha queimado muito, enfim… [risos] E aí o bombeiro meio que ficou incrédulo assim, tipo: “Mas como assim o senhor apagou e quando voltou não procurou um posto de salvamento, nada?” Sabe nada? Dona Elvira que tinha chorado a noite toda agora olhava para o seu Guaraci com ódio. [risos] Mas pelo menos graças a Deus está vivo, tá vivo até hoje. [risos] Todo mundo olhando com ódio pro seu Guaraci… [risos] E ele ótimo, eles acabaram ficando na praia, né? As férias, os dias que eles tinham contratado lá a casa. 

E aí agora todo mundo em vez de ficar de olho só nas crianças, tinha que ficar de olho também no Guaraci e no Cido, porque o Cido é outro também, que fechava o olho ali e o mar ia levando. [risos] Então os caras só deram trabalho aí para as esposas, né? Pra dona Marta e dona Elvira e ainda bem, um final feliz, né? Seu Guaraci não estava perdido no mar, não se afogou, nada, ele só estava meio bêbado e perdido ali, porque as casinhas eram todas iguais e a praia toda igual… Ele até falou: “Podia ter, né? Fincar umas bandeiras ali no meio do mar pra gente saber [risos] onde que a gente tá localizado, né?” Ele podia ter prestado atenção nos postos de salvamento, num quiosque, mas não…[risos] Falou: “Ah, vou deitar aqui na grama, depois eu vejo isso”.

Gente, pensa o ódio da dona Elvira? [risos] De todo mundo, né? Mas dela mais, de saber que passou a noite toda pensando mil coisas, como é que ia ser dali pra frente e tal. [risos] E o seu Guaraci bêbado dormindo na grama. Que ódio. [gargalhando] Ai, eu amei essa história, porque o final é feliz, enfim, né? Deu tudo certo. Um beijo e eu volto amanhã pra nossa última história do Especial de Férias, um beijo.

Bom diaaaa guaraci você me paga kkkkk

Guaraci Estava quase me afogando em lágrimas enquanto ouvia a história e fazia musculação e, de repente, gargalhadas! Obrigada por isso!

guaraci virou um ícone aqui em casa pq eu fiz todo mundo ouvir kkkkkkk minha mãe toda hora começa a rir dessa história

guaraci KKKKKKKK morto com essa historia

@DeiaFreitas foi muito atriz em seu Guaraci :joy: eu já tava achando que ia ser um “luz acesa” que o velho tinha morrido e ia assombrar o povo na praia

Como eu ri do seu Guaraci kkkkkkkkk guaraci

Amei a história do seu guaraci! Ri que perdi o ar kkkkkk

Nunca fiquei tão aliviada com um final de história do seu Guaraci

guaraci merece um prêmio pela história Deia

conheço vários parentes do tipo do seu guaraci ahah só dão preocupação

guaraci,renovou os votos de vida .kkkk.
Renasceu kkkkkkk

Mas o seu guaraci me fez rir taantoo!!! Eu senti a raiva da mulher dele kkkkkkkk

Eu escutei a história guaraci TODINHA com um nó na garganta, foi tenso! Aí quando a minha ficha caiu eu me lasquei de rir kkkkkk pior que eu tenho a imagem certinha do Seu Guaraci todo vermelho de insolação e bêbado

Bom dia!

Guaraci eu já tava chorando achando que tinha dado ruim e no final tava gargalhando kkkkkkkkk

Déia abalou nossas emoções com esse especial de fim de ano. guaraci foi aquela história que quase mata a gente do coração, aí vem o plot e você fica com raiva do hômi, hehe. Tive que mostrar pro marido pra não passar raiva sozinha, hahaha, chorei de rir :joy_cat:

Oi genteeee.
guaraci foi tudo pra mim kkkkkkkk e melhor de tudo é a risada da Déia, voltei a ouvir episódios antigos do apóia-se para não ficar sem minha terapia diária.

@DeiaFreitas eu amo de paixão sua risada, tudo, tudo pra mim kkkkk

a história do guaraci poderia facilmente ser uma história dos meus amigos hahahahaha eu chorei de rir

Tbm ri muito com seu guaraci

guaraci Eu senti a raiva da mulher do Guaraci. Aquela raiva do susto e o alívio do bendito estar Vivi. Ehhhhh Guaraci