contágio

título: contágio
data de publicação: 14/11/2020
quadro: picolé de limão
hashtag: #contagio
personagens: miriam e pedro

TRANSCRIÇÃO

[vinheta] Picolé de Limão, o refresco ácido do seu dia. [vinheta] 

Déia Freitas: Oi, gente… Eu tô com um pouco de bode de ficar contando história de quem fura a quarentena, me dá uma irritação, mas eu vou contar uma hoje que já estava na fila, né? É a história da Miriam e do Pedro, vamos lá.

[trilha]

A Miriam ela trabalha numa multinacional, ela fez home office um tempo, e aí agora a empresa chamou todo mundo de volta pra trabalhar, isso tem uns quinze dias. E o Pedro continua em home office, o Pedro não sai nem pra fazer compra assim, ele pede as coisas pela internet, ele lava pacote de arroz… — Tipo eu assim, bem neurótico. — E, assim, a empresa voltou, eles tomaram lá os devidos cuidados, mas enfim, quando tem mais gente é mais complicado manter a quarentena. Lá na empresa da Miriam tem um carinha que ela sempre paquerou e agora que ela ficou praticamente dois meses sem ver esse cara, esse paquera, quando ela voltou, o cara foi pra cima, né? Abordou, falou que estava com saudade e nã nã nã, e os dois acabaram ficando.

Ficando onde? Dentro da empresa. Porque a empresa assim, tá metade vazia um setor dela, e ela ficou até mais tarde um dia lá e acabou dando uns beijos no cara num lugar lá que não tem câmera, na empresa, no primeiro dia. No segundo dia “Ah, não tem câmera, tá só nós dois”, eles acabaram transando lá na empresa, nesse lugar que não tem câmera, beleza. No terceiro dia nada rolou, ela saiu cedo, precisava fazer outras coisas e tal. No quarto dia o cara não apareceu, o cara estava em casa se sentindo mal, o cara ficou em casa no quinto, no sexto dia, no sétimo dia o cara foi para o hospital, fez o teste: positivo Covid, — Ou seja… — provavelmente quando eles ficaram juntos ele já estava infectado. — Ou ele pegou dela, vai saber. —

Aí, assim, em casa ela não tá fazendo quarentena com o Pedro, que deveria, né? E agora ela começou a se sentir mal, e se sentir mal por causa da Covid? Não, se sentir mal porque traiu o Pedro e o cara lá tá com Covid. E aí tem três noites, isso foi semana passada, mas eu conversei com ela hoje e ela ainda não tomou nenhuma atitude. É… Desde a outra semana que ela tá dormindo em quarto separado e falou pro Pedro que alguém lá na firma estava com Covid, então era melhor prevenir. Só que ela tá querendo contar pra ele que ela traiu e que ela traiu com o cara que tá com Covid, e ela acha que o Pedro vai ficar mais horrorizado com o lance da Covid do que com a traição.

E ela gostaria de saber de vocês se ela conta, se ela conversa com o Pedro, porque o Pedro fica falando pra ela assim: “É um absurdo a empresa te colocar em risco, nã nã nã”, e mal sabe ele que tipo, ela que foi atrás, né? Ela que praticamente pôs a Covid dentro de casa. E ela tá sentindo muito culpada, com toda razão, porque ela colocou o Pedro em risco, se colocou em risco e não vale a pena, né? E aí ela gostaria de saber de vocês se ela conta para o Pedro ou não, já com a consequência de que o Pedro tem por convicção não perdoar uma traição, então ela tem quase certeza absoluta que é contar e acabar o namoro. 

Aí eu até falei pra ela, falei: “Bom, mas você também não deve gostar tanto dele, né? Porque foi lá, se arriscou, ficou com o cara que já paquerava, seu namoro não é um namoro aberto, né?”, “Ah não, mas eu gosto sim, tô arrependida, nã nã nã. Quero ficar com o Pedro, mas se eu contar sei que eu não vou ficar, mas não tô conseguindo segurar a onda”. Então é aquilo, né, gente? Responsabilidade aí agora, a conta vem, né? Eu não sei nem o que dizer, que eu tô com bode de história assim, sabe? E eu tô recebendo bastante, porque o povo não sei, perdeu a noção, a real é essa. Então deixem as mensagens de vocês lá pra Miriam. Então é isso, eu volto daqui a pouco, beijo. 

[vinheta] Quer a sua história contada aqui? Escreva para naoinviabilize@gmail.com. Picolé de Limão é mais um quadro do canal Não Inviabilize. [vinheta]

Já está disponível no post fixado no MURAL do apoia.se/naoinviabilize a história CONTA MÉDICA do quadro PICOLÉ DE LIMÃO

conta que situação complicada. Não faço ideia de como funciona, mas imagino que a conta seja absurda, considerando que o marido morreu, a internação em UTI deve ter dado exorbitante.

conta quanto a dívida em si não sei se nós USA ela prescreve ou como isso funciona, mas sei que ela pode ser cobrada no BR.
Tem um caso que ganhou destaque de um Brasileiro que perdeu muito dinheiro em Vegas e o cassino o cobra aqui, ele alegou que a dívida era inexequível no Brasil pois o código civil proíbe cobrança por dívida de jogo, o STJ entendeu que por ser originário se um ato em outro país, onde o jogo é permitido ela poderia ser executado aqui

conta quanto ao Brasil em si, é prática comum nos hospitais quando a internação é para um procedimento previsto que o contrato seja feito em nome do acompanhante ou esse seja fiador e pedem cheque caução, a forma de realizar o contrato em si não é ilícita mas pedir cheque caução nesse caso é considerado abusivo.
Quanto a ser encaminhado para um hospital particular em uma emergência e depois transferido isso não é comum e o normal é o contrário mas caso isso ocorra o ideal é que os acompanhantes/visitas não assinem nada sem ler muitas vezes e preferencialmente com o auxílio de um advogado

conta não posso colocar o link da fonte aqui porque deleta automaticamente, mas varia de estado para estado. Procura no google: is there a statue of limitations on debt collecting

conta
Deia e Cassandra
Eu sou do direito, mas não tenho conhecimento sobre a lei americana. Mas pela lógica básica de qq direito, não tem dívida q não prescreva, vc tem que procurar por “prescrição, dívida, estados unidos, prazo”. Caducar não é a palavra certa, talvez por isso você não tenha achado nada.
No Brasil, depende, se a pessoa é sozinha e se internou ela mesma, ninguém da família assumiu responsabilidade, a dívida vai em cima do patrimônio da pessoa morta. No entanto, em 99,99% dos casos o hospital pede a responsabilidade da internação de pessoas da família e, nesse caso, o morto é só o morto, pq a responsabilidade da internação tb foi assumida pelo familiar, então a dívida é sua e não do morto.
Só morre com o morto e apenas alcança o patrimônio eventualmente deixado pelo morto o que é dívida SOMENTE DELE.

conta No Brasil quando se interna um familiar, mesmo com plano, a conta é, até o plano autorizar, no nome desta pessoa. Os extras também estão no nome desta pessoa. Se o paciente falece, a pessoa é a responsável pela conta. Não sei hoje, mas antes se pedia um cheque caução, inclusive. Hoje deve ser deixar pré aprovado em algum cartão. A questão é que a pessoa morrendo ou não, o serviço foi prestado. Se a pessoa se internou sozinha, aí a dívida fica pro espólio dela. Se a dívida for maior que o espólio, aí sim a diferença passa a não ser mais cobrada.

conta inclusive quando minha avó morreu, a gente estava processando a informação ainda na porta do quarto e veio uma senhora, que a gente pensou que fosse algum assistente social, falando pra ir logo na tesouraria, isso tipo 15min depois da morte.

conta se você digita no google “Statute of Limitations on Medical Debt”, você encontra a informação de que em geral é de seis anos. MAS, depende do estado americano. Então eu recomendaria você digitar “Statute of Limitations on Medical Debt in (nome do estado americano que você morava)”

conta aquí no Brasil a dívida transfere para a herança - bens e etc. Se a pessoa não tiver nada, não terá como executar para o pagamento. Os EUA podem executar a devedora no Brasil tbm. Sabendo a localização existe cooperação jurídica internacional. Se tiver bens aqui, podem ser executados. Claro que terão que movimentar pra isso e pra executar aqui estarão sujeitos aos prazos prescricionais brasileiros.

conta Cassandra, procura uma unidade da DPU - Defensoria Publica da União. Eles trabalham com direito internacional e podem te orientar sobre isso

conta Oi Cassandra, eu nao sei muito sobre os eua, mas olhando online a maioria dos casos diz que normalmente vc nao recebe a cobranca das contas medicas. Eu entendi que quando alguem morre e deixa dividas, os bens que essa pessoa deixou sao vendidos pra pagar essa conta antes de passar para os herdeiros, e que se por exemplo, voce tem uma ocnta de 100 mil dolares, mas somente 50 mil em bens pra pagar, em teoria o estado “cobre” o resto, mas pelo que entendi, existe um limite nesse valor. Como eu disse, geralmente as pessoas nao ficam com esse debito a menos que eles tenham assinado as coisas em conjunto, entao por exemplo, se quando ele foi internado, vc assinou os documentos com seu marido, entao na falta dele vc tem que arcar com isso. Se esse nao foi o caso, entao o que provavelmente aconteceu foi que essa decisao foi feita por um juiz, e assim eles te notificaram. Quanto a sua filha, eu entendo que seus debitos nao passem pra ela, ao menos nao antes de fazer 18 anos, mas pelo que entendi em alguns estados existe uma lei em que os filhos maiores de idade tem que dar suporte aos pais, assim, trabalhar pra mante-los e pagar os debitos. Depois de tudo que eu li, acho que o melhor a se fazer seria se consultar com um advogado do estado em que vc morava. Espero ter ajudado um pouco, e como eu disse, tudo isso eu achei online. Espero que de tudo certo e que vc e melissa fiquem bem. Sinto muito pela perda de voces.

conta Cassandra, primeiro meus sentimentos. Muito difícil essa situação, mas espero que fique tudo bem. Eu já vi uma pessoa no Twitter falando algumas dicas para despesas médicas, se achar o fio posto aqui, mas a primeira coisa q vc deve fazer é pedir o detalhamento da conta, pq eles cobram preços absurdos por coisas baratas (tipo 35 dólares por um band-aid) então peça TODOS os itens hospitalares que foram usados durante a internação, uma outra coisa é que os hospitais são obrigados a ter uma espécie de tarifa social, na qual pessoas de baixa renda podem ter um valor abatido na conta ou até mesmo a conta inteira paga pelo hospital. Eu vou procurar aqui e vejo se acho pra te mandar. :kissing_heart:

conta poxa, cassandra primeiro meus sentimentos. O que posso dizer sobre o Brasil é o seguinte: ninguém herda dívida. Quando a pessoa morre, as finanças dela se tornam uma coisa inventada: o inventário. Nele se reúnem os bens (carro, casa…), os créditos (se alguém deve 10 mil para o falecido, por exemplo) e os débitos como é o caso da conta médica. Nesse caso é o inventário da pessoa que responde pela conta médica. Assim, se a pessoa tem 10 mil na poupança e morre com uma dívida de 80 mil reais com o hospital, esses 10 mil são usados pra pagamento da dívida e acabou, os 70 são prejuízo do hospital

conta parece que o mesmo se aplica aos EUA. Cassandra, aqui eu não posso compartilhar link, mas se você procurar no google “can someone inherit hospital debts” eles tem mts artigos explicando. Me parece que. É a mesma coisa do Brasil. Então os bens que o John deixou (se algum) tem que ser transformados em dinheiro (ex: o carro valia 10 mil dólares) e ai com esses valores pagar parte. Se ele não deixou nada, ele não tem como pagar e você não é responsável

conta nisso que eu disse há algumas exceções, se você se responsabilizou com as contas do hospital com ele, por exemplo. Mas precisa de mais análise. Espero ter ajudado e boa sorte!

conta, oi Cassandra, imagino o tamanho que seja essa conta. Infelizmente moro nos EUA e saúde aqui é algo terrível. O que posso te aconselhar é procurar um advogado. A familia não é cobrada mas se você é casado legalmente aparentemente a dívida é sua sim.
A legislação varia de estado pra estado.
Os cobradores podem ir nas suas contas do banco e arquivar um pedido pra retirar dinheiro e pagar as contas sim.
O melhor é ver um advogado do estado onde vocês moravam pra ver quais são seus direitos

conta Cassandra, procure por Hospital Financial Assistance pra ver se vc é elegível, não pague a conta (nem uma pequena parte) e procure esse artigo “Guide to reducing hospital bills for lower-income patients” tem umas dicas muito boas TB

conta Cassandra, sinto muito pela situação. Se você tiver FB entra num grupo chamado Clube Mães e filhos, que é de mães que moram aqui nos USA e já tive muita ajuda lá. Tem muitas mulheres experientes , começando pela administradora do grupo. Boa sorte